O Mensageiro Espírita

deseja a todos um

Feliz Ano Novo

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Teatro Espírita - A Estante ao Vivo


Teatro Espírita Luz Acima (TELA) apresenta contos de Humberto de Campos

Os quatro contos foram extraídos da obra do Espírito Humberto de Campos, também conhecido no Movimento Espírita como “Irmão X”

Uma mulher que foi símbolo de uma época, um homem que anotou todas as suas amarguras, um jovem que só queria saber de curtir a vida e um empresário de sucesso muquirana. Esses são os personagens que compõem o enredo do espetáculo “A Estante ao Vivo”, baseada em quatro contos do espírito Humberto de Campos, também conhecido no Movimento Espírita Brasileiro como “Irmão X”, cuja pré-estreia será no dia 17 de outubro, no salão principal do Grupo Educacional e Assistencial Espírita Fraternidade (GEAEF), em Brasília (confira o endereço no quadro abaixo). O nome da peça é uma referência ao livro “Estante da Vida”, escrito por Irmão X.
O roteiro é uma adaptação realizada pelo grupo Teatro Espírita Luz Acima (TELA) e conta a história sequenciada do encontro entre Humberto de Campos e Belarmino Bicas. Após uma conversa sobre o trabalho que ambos realizavam, saem para visitar um hospital. É nessa casa de socorro que eles se encontram com a atriz, mundialmente conhecida, Marilyn Monroe.
Nesse encontro, a diva americana dá conta de sua situação espiritual, envia recados às mulheres da Terra e ainda diz o que pretende para o seu futuro. Na sequência, Humberto de Campos conta à Belarmino Bicas a história do servidor público Anselmo e do empresário Cirilo Fragoso.
O primeiro, um homem que passou a vida contrariando a vontade dos pais que sempre insistiam para que desenvolvesse o lado espiritual, passa a vida matando o tempo, em diversões vazias com os amigos e no consolo dos entorpecentes. Quando Anselmo desencarna sua situação lhe traz o real sentido da vida.
O mesmo acontece com o empresário Cirilo Fragoso, espírita que não entendeu, ao longo de sua encarnação, a verdadeira diferença entre dar e deixar. Quando ele bate às portas do mundo espiritual, um bondoso servo de Deus lhe avisa: “seu lugar ainda não é aqui!”.
“São histórias curtas, numa narrativa dinâmica, carregadas de informações doutrinárias. A plateia vai se surpreender com Belarmino Bicas e Marilyn Monroe; vai se emocionar com o desfecho de Anselmo; e vai se divertir com a cabeça dura de Cirilo Fragoso”, comentou o diretor do espetáculo.
A montagem é o resultado do primeiro trabalho da nova equipe de teatro do Fraternidade, que voltou a se reunir depois de um longo período, e conta com a participação de trabalhadores das mais diversas áreas da casa.

Fonte dos contos:
1.   Belarmino Bicas: Livro Cartas e Crônicas;
2.   Encontro em Hollywood: Estante  da  Vida;
3.   O Homem que matava o tempo: Pontos e Contos;
4.   Dar e deixar: Contos e Apólogos.

2 comentários:

  1. Excelente a oportunidade que poderemos ter de poder divulgar o bom e o belo, os avisos e os perigos que nos cercam durante a vida. O medo, a ilusão, a dúvida, a indiferença e a preguiça são colheitas que nos fazem sofrer e reclamar. Vale a pena assistir. Abraços. AR

    ResponderExcluir
  2. A melhor peça de teatro espírita que já pude assistir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...